segunda-feira, 7 de abril de 2008

ACONTECEU EM 1994

ACONTECEU EM 1994....

1º de Janeiro

Teve início o levante dos índios mexicanos em Chiapas, entre outros motivos, pela carência acumulada e o descaso com a população indígena. No início, os militantes do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), entraram em conflito com tropas do governo, porém logo preferiram uma resistência pacífica e política. Foi uma espécie única de guerrilha na história, pois não buscava o poder por meio das armas, e sim pela transformação do Estado e suas estruturas.

9 de fevereiro

O advogado NELSON ROLINHLHLA MANDELA, ganhou as primeiras eleições multiraciais e tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Condenado à Prisão em 1964 por coordenar ações armadas e sabotagens contra o governo local, permaneceu encarcerado até 1990. Foi um dos maiores líderes políticos do último século, sendo crucial para o fim do apartheid na África do Sul.

1º de Maio

No primeiro dia de maio de 1994, o piloto brasileiro AYRTON SENNA DA SILVA, perdeu o controle de sua willians na curva Tamburello, no circuito de Ímola, chocando-se a mais de 200Km-h, contra o muro da pista. Morria assim o tir campeão mundial de F1 – um dos maiores pilotos da história do esporte.

6 de maio

O Eurotúnel, uma das maiores obras arquitetônicas, foi inaugurado. O túnel que liga a Grã-Betanha à França, mede 50 Km, sendo 39 Km de baixo da água, com uma profundidade média de 40 metros abaixo do nível do mar. A travessia dura 35mim, e 7 milhões de pessoas fazem a travessia todo ano.

1º de Julho

O plano Real entrou em vigor no Brasil. Foi introduzido no governo Itamar Franco pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso. Combinaram-se condições políticas e econômicas para permitir que o governo brasileiro Lançasse um plano de estabilização econômica que visava conter a hiperinflação, problema crônico da economia brasileira.

Nenhum comentário: